
Designer gráfico
Doutorando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM/UFMG), dentro da linha de pesquisa Textualidades Midiáticas. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais (Ex-press).
Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos. Pós-graduado em Gestão – ênfase em Negócios – pela Fundação Dom Cabral (2013). Especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC Minas, 2008). Graduado em Comunicação Social pela UFMG (2007), habilitação Publicidade e Propaganda e formação complementar em Belas Artes, com ênfase em Artes Gráficas.
Dá pra perceber que eu gosto e acredito na educação formal, né? Rá. Mas não só: já morei em Bolonha e também em Nova York. Sempre buscando construir uma formação que trespasse o voo panorâmico e o mergulho, o generalista e o especialista, o plural e o singular.
Procuro, aqui e acolá, vestígios, tessituras possíveis e existentes entre a vida teórico-acadêmica e a prática profissional cotidiana. Pensar em como fazer dos projetos de design gráfico partículas de novas possibilidades de existência.
Almejo experiências pessoais e profissionais intensas e de longa maturação. Basicamente, participei da equipe de três instituições nos últimos anos: a Hardy Design, a Greco Design e a Torchetti Design; escritórios importantes na história do design brasileiro. Atualmente, estou dedicado, em regime de dedicação exclusiva, ao Doutorado.
E mais: com interesse de pesquisa na relação entre design gráfico e cultura, procuro transitar entre a prática profissional cotidiana e a vida teórico-acadêmica, seja ministrando disciplinas ou proferindo palestras e workshops nos mais diversos temas que competem ao design gráfico.
Conte comigo para pensar, discutir e fazer design gráfico. Com qualidade, alegria e amor. É aquela história: se não o maior, o amor é certamente o mais significativo motor de mudança. Para todos e quaisquer propósitos.
Distinções
Nutro uma relação ambígua em relação aos prêmios. Se eles divulgam, coroam e legitimam a atuação profissional, por outro lado podem se tornar um poço que não só nos encanta pela imagem refletida, como celebra, paradoxalmente, o passado. O design gráfico, ao contrário, diz do futuro; é também sugestão antropocêntrica de direção.
Mas, convenhamos: o mundo faz algum sentido?
Sense Bike: Sinalização, ADG Brasil; 13ª Bienal de Design Gráfico. [2019]
—
iF Design Award. Mito Cafés Especiais, iF International Forum Design Hannover. [2018]
—
1º lugar. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Concurso do cartaz, Museu da Casa Brasileira. [2017]
—
Re/vis-à-vis/ta. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Categoria: “Trabalhos Escritos Não Publicados”, Museu da Casa Brasileira. [2017]
—
Mito Cafés Especiais: Identidade Visual, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico. [2017]
—
Sala Minas Gerais: Sinalização, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico. [2017]
—
Ouro: Mito Cafés Especiais (Design gráfico de bebidas não alcoólicas), Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. [2017]
—
Ouro iF Design Award. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, iF International Forum Design Hannover. [2015]
—
Ouro. Conjunto Moderno Pampulha, Prêmios Lusos. [2015]
—
Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, ADG Brasil; 11ª Bienal de Design Gráfico. [2015]
—
Grand Prix. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Minas de Comunicação. [2014]
—
Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Cícero. [2014]
—
Red Dot. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Red Dot Communication Design Award. [2013]
—
Prata. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmios Lusos. [2013]