Designer gráfico

Mestre em Estudos Culturais.

Pós-graduado em Gestão – ênfase em Negócios – pela Fundação Dom Cabral (2013). Especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC Minas, 2008). Graduado em Comunicação Social pela UFMG (2007), habilitação Publicidade e Propaganda e formação complementar em Belas Artes, com ênfase em Artes Gráficas.

Dá pra perceber que eu gosto e acredito na educação formal, né? Rá. Mas não só: já morei em Bolonha e também em Nova York. Sempre buscando construir uma formação que trespasse o voo panorâmico e o mergulho, o generalista e o especialista, o plural e o singular.

Procuro, aqui e acolá, vestígios, as tessituras da vida cotidiana com o design gráfico. Pensar em como fazer dos projetos partículas de novas possibilidades de existência.

Almejo experiências pessoais e profissionais intensas e de longa maturação. Basicamente, participei da equipe de duas instituições nos últimos dez anos: a Greco Design e a Torchetti Design, escritórios importantes na história do design brasileiro. Atualmente, além da atividade de freelancer, tenho tido a oportunidade de realizar vários projetos em parceria com a Hardy Design.

E mais: com interesse de pesquisa na relação entre design gráfico e cultura, transito entre a prática profissional cotidiana e a vida teórico-acadêmica, seja ministrando disciplinas ou proferindo palestras e workshops nos mais diversos temas que competem ao design gráfico.

Conte comigo para pensar, discutir e fazer design gráfico. Com qualidade, alegria e amor. É aquela história: se não o maior, o amor é certamente o mais significativo motor de mudança. Para todos e quaisquer propósitos.


Distinções

Nutro uma relação ambígua em relação aos prêmios. Se eles divulgam, coroam e legitimam a atuação profissional, por outro lado podem se tornar um poço que não só nos encanta pela imagem refletida, como celebra, paradoxalmente, o passado. O design gráfico, ao contrário, diz do futuro; é também imposição antropocêntrica de direção.

Mas, convenhamos: o mundo faz algum sentido?


1º lugar. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Concurso do cartaz, Museu da Casa Brasileira. [2017]

Re/vis-à-vis/ta. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Categoria: “Trabalhos Escritos Não Publicados”, Museu da Casa Brasileira. [2017]

Mito Cafés Especiais: Identidade Visual, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico. [2017]

Sala Minas Gerais: Sinalização, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico. [2017]

Ouro: Mito Cafés Especiais (Design gráfico de bebidas não alcoólicas), Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. [2017]

Ouro iF Design Award. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, iF International Forum Design Hannover. [2015]

Ouro. Conjunto Moderno Pampulha, Prêmios Lusos. [2015]

Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, ADG Brasil; 11ª Bienal de Design Gráfico. [2015]

Grand Prix. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Minas de Comunicação. [2014]

Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Cícero. [2014]

Red Dot. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Red Dot Communication Design Award. [2013]

Prata. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmios Lusos. [2013]