Designer gráfico

Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG (PPGCOM/UFMG), dentro da linha de pesquisa Textualidades Midiáticas. Agraciado com bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais (Ex-press).

Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos. Pós-graduado em Gestão – ênfase em Negócios – pela Fundação Dom Cabral (2013). Especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC Minas, 2008). Graduado em Comunicação Social pela UFMG (2007), habilitação Publicidade e Propaganda e formação complementar em Belas Artes, com ênfase em Artes Gráficas.

Dá pra perceber que eu gosto e acredito na educação formal, né? Rá. Mas não só: já morei em Bolonha e também em Nova York. Sempre buscando construir uma formação que trespasse o voo panorâmico e o mergulho, o generalista e o especialista, o plural e o singular.

Procuro, aqui e acolá, vestígios, tessituras possíveis e existentes entre a vida teórico-acadêmica e a prática profissional cotidiana. Pensar em como fazer dos projetos de design gráfico partículas de novas possibilidades de existência.

Almejo experiências pessoais e profissionais intensas e de longa maturação. Basicamente, participei da equipe de três instituições nos últimos anos: a Hardy Design, a Greco Design e a Torchetti Design; escritórios importantes na história do design brasileiro. Atualmente, estou dedicado, em regime de dedicação exclusiva, ao Doutorado.

E mais: com interesse de pesquisa na relação entre design gráfico e cultura, procuro transitar entre a prática profissional cotidiana e a vida teórico-acadêmica, seja ministrando disciplinas ou proferindo palestras e workshops nos mais diversos temas que competem ao design gráfico.

Conte comigo para pensar, discutir e fazer design gráfico. Com qualidade, alegria e amor. É aquela história: se não o maior, o amor é certamente o mais significativo motor de mudança. Para todos e quaisquer propósitos.

Lattes


Distinções

Nutro uma relação ambígua em relação aos prêmios. Se eles divulgam, coroam e legitimam a atuação profissional, por outro lado podem se tornar um poço que não só nos encanta pela imagem refletida, como celebra, paradoxalmente, o passado. O design gráfico, ao contrário, diz do futuro; é também sugestão antropocêntrica de direção.

Mas, convenhamos: o mundo faz algum sentido?

Sense Bike: Sinalização, ADG Brasil; 13ª Bienal de Design Gráfico. [2019]

iF Design Award. Mito Cafés Especiais, iF International Forum Design Hannover. [2018]


1º lugar. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Concurso do cartaz, Museu da Casa Brasileira. [2017]

Re/vis-à-vis/ta. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Categoria: “Trabalhos Escritos Não Publicados”, Museu da Casa Brasileira. [2017]

Mito Cafés Especiais: Identidade Visual, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico. [2017]

Sala Minas Gerais: Sinalização, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico. [2017]

Ouro: Mito Cafés Especiais (Design gráfico de bebidas não alcoólicas), Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. [2017]

Ouro iF Design Award. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, iF International Forum Design Hannover. [2015]

Ouro. Conjunto Moderno Pampulha, Prêmios Lusos. [2015]

Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, ADG Brasil; 11ª Bienal de Design Gráfico. [2015]

Grand Prix. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Minas de Comunicação. [2014]

Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Cícero. [2014]

Red Dot. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Red Dot Communication Design Award. [2013]

Prata. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmios Lusos. [2013]