Ana Machado Arquitetura
Delicioso trabalho, que envolveu técnica, pesquisa e interação com a cliente. Um briefing no ponto, assertivo e claro: revitalizar a identidade visual do escritório de arquitetura. A nova marca deveria representar, acima de tudo, o marco de uma nova fase que se iniciara. Além disso, a proposta deveria ser coerente com o já consolidado portfolio arquitetônico do escritório: modernista, limpo, de poucas curvas.
Instantaneamente, o meu olhar foi direcionado para a quantidade de letras “A” presente no nome. Mais do que isso: como a letra A seria praticamente a metáfora ou uma possível tradução visual do briefing. Além de toda a geometria de linhas retas envolvida na construção da letra, uma passagem/porta se mostrou presente e persistente.
A ideia foi interpretada seguindo os princípios do retângulo e segmentos áureos. O resultado é um símbolo-escultura. E mais do que isso: é uma marca dinâmica, que se adapta ao ambiente em que se insere. A família da Akzidenz Grotesk, tão franca e persistente quanto o próprio símbolo, proporciona uma sustentação tipográfica.
O projeto foi realizado na Greco Design e contou com a contribuição intelectual e técnica do Gustavo Greco, Flávia Siqueira, Tidé e Allan Alves. Sem o contato com a genialidade da obra de Amilcar de Castro acredito que o trabalho não teria chegado ao mesmo resultado.