PlugMinas: Sistema de Identidade Visual

Em linhas gerais, o PlugMinas é um projeto do Governo de Minas em parceria com agentes da iniciativa privada voltado para o aperfeiçoamento de jovens em áreas diversas, tais como artes visuais, dança, empreendedorismo, línguas. O espaço em que está localizado guarda um simbolismo forte: funcionou durante anos como uma unidade da FEBEM. Foi revitalizado, transformado e atualmente forma jovens – em sua grande maioria, de baixa renda – para novas perspectivas de carreira.

Um dos grandes desafios de comunicação do PlugMinas sempre foi sobreviver aos diferentes interesses envolvidos, ora governamentais, ora dos agentes de financiamento e também gerados pela rotatividade dos responsáveis pela gestão do espaço.

A pluralidade de vozes causava uma cacofonia na comunicação, e cada qual à sua maneira procurava estabelecer determinados padrões (ou nenhum padrão) incapazes de promover coerência e a identidade do centro de formação das juventudes.

A Greco Design foi contratada com o intuito de construir a voz institucional do conjunto, estabelecendo as diretrizes de comunicação e de toda a identidade visual do PlugMinas. Um trabalho extenso, em que procuramos respeitar interesses os mais diversificados, direcionar o tom de comunicação sem engessar a pluralidade ou a vitalidade inerente a um espaço incrivelmente contagiante.

Da demanda surgiu um manual, que procura alicerçar as bases estruturais que comandam e promovem a convergência das necessidades de comunicação do PlugMinas. O Sistema de Identidade Visual pretende resgatar, introduzir e popularizar alguns ensinamentos canônicos do design gráfico e áreas correlatas. Demos ênfase aos trabalhos de Villard de Honnecourt, Jan Tschichold, Massimo Vignelli, Athos Bulcão. Assim, não apenas plantamos as diretrizes como procuramos expandir o olhar para as possibilidades projetivas. A Ubuntu – termo que pode ser traduzido como “sou o que sou como consequência do que somos” –, belo projeto tipográfico Open Source do Dalton Maag, foi adotada como fonte institucional e contribui para o fortalecimento da identidade.

O SIV fomenta o posterior sistema de sinalização, além de possuir dinamismo capaz de traduzir a relevância do PlugMinas na vida de centenas de pessoas. É rara a cumplicidade, confiança, liberdade e atenção à estratégia estabelecida. Foram muitas pessoas envolvidas durante meses de projeto. Ressalto a importância da Bella Campos, Renata Coutinho, Laura Bastos e Adriana Barbosa como figuras fundamentais para alcançar resultado tão abrangente quanto complexo. Ainda destaco o Victor Fernandes, na Greco, que estruturou o projeto de cabo a rabo. Por fim, e não menos importantes, o Gustavo Greco e o Tidé foram parceiros necessários para corrigir os rumos, apoiar os riscos e orquestrar os desafios.