Fundação Torino

A Fundação Torino é uma escola internacional e acionou a Hardy Design com uma simpática demanda: desenvolver um projeto-piloto de sinalização e ambientação para a escola. Deveríamos começar pelo nível Elementare, o que corresponde à fase inicial de alfabetização das crianças. Para completar, nos foi imposta uma restrição: o projeto deveria estar implementado dentro do período de uma quinzena das férias escolares.

Os principais desafios advinham da própria natureza do ensino: nessa fase de aprendizagem, são realizados muitos projetos pelos alunos; não obstante, demarca a transição da interação manual para a visual. Isso quer dizer que é gerada e compartilhada uma profusão de objetos que precisam ser organizados no espaço disponível.

A educação é o lugar, por excelência, para exercer as mais intensas liberdades, por isso não seria uma opção delimitar áreas exclusivas, restringindo o uso e a composição do ambiente. Pelo contrário, a escola deveria ser um grande painel aberto à interação e colaboração.

Diante dessas variáveis, pensamos em chapas modulares de Eucatex perfurado. Material simples, econômico, durável e de viável manutenção e conservação. Espaços genuinamente interativos e de contemplação, que promovam uma unidade sem autoritarismo ou privação da liberdade de expressão. Feita a base comum nos corredores e salas de aula, desenvolvemos componentes em madeira adequados à quase totalidade das demandas mapeadas: quaisquer coisas poderiam ser suspensas, amarradas ou encaixadas.

No primeiro dia de aula, fiquei de tocaia para perceber a impressão e o impacto despertado nas crianças ao se depararem com o novo ambiente. É sensacional a manifestação que o design é capaz de provocar no ser humano. E a readequação dos espaços é um fator preponderante nessa relação.

O registro fotográfico é do Aurélio Sena. A Fundação Torino dispensa elogios, contudo ressalto a polivalência do André Carvalho neste projeto: agarrou a ideia e só sossegou quando estava tudo lindamente implementado. Impossível não revelar a grata surpresa de trabalhar com a equipe da Ernani Móveis. Viabilizou com perícia e astúcia a produção e instalação com uma qualidade e cuidado dignos de nota. Da Hardy, participaram Cynthia Massote, Mariana Muchon e Mariana Hardy.

(Projeto de 2017)