Grupo Selpe

No setor de Recursos Humanos, o Grupo Selpe atua na área de recrutamento e seleção de pessoas. Como parte do cinquentenário da instituição e, principalmente, da introdução do AssessFirst no mercado brasileiro, a Hardy Design foi contratada para revitalizar todo o Sistema de Identidade Visual, o que incluiria repensar o naming e a arquitetura da família de marcas do Grupo.

O AssessFirst pretende promover uma disrupção no processo tradicional de recrutamento humano. É uma ferramenta preditiva, isto é, intenta potencializar o êxito na seleção a partir do uso do big data, comportamento psicológico e perfil de trabalho, conectando pessoas e empresas com afinidade entre si. O candidato é agregado a um banco de dados composto por empresas e pessoas de todo o planeta. A partir de uma pesquisa, com parâmetros pré-definidos, o AssessFirst vai traçando gráficos e tecendo conclusões. Os relatórios que gera, além de úteis e curiosos, são atraentes.

Fato é que um dos gráficos, em radar, nos chamou bastante atenção. Um caminho possível seria entender o recrutamento de pessoas, que o Grupo Selpe se propõe a realizar, como um processo de seleção dos “melhores gráficos” a partir de determinada conjunção de fatores, expectativa, requisição da contratante e por aí vai.

Portanto, assim como na natureza – fonte de inspiração, metáfora e sustentação da identidade visual –, o processo de seleção, associado às condições do ambiente, fundamenta um resultado particular. Fomos logo remetidos ao simbolismo do geodo (cavidade oca encontrada nas rochas, cujo interior é revestido de cristais), traduzindo o Grupo Selpe como um espaço para a mineração das gemas mais valiosas do mercado de trabalho.

O geodo abriga as gemas. Contudo, elas precisam passar por um intrincado processo de lapidação. Pesquisar e conhecer um pouco sobre lapidação foi uma consequência indireta do projeto bastante gratificante. Da marca-mãe-geodo, alcançamos as submarcas, representadas, cada qual à sua maneira, como uma pedra preciosa. Solução gráfica atraente, com ampla possibilidade de desdobramentos.

Um detalhe curioso: há correlação entre os ícones das submarcas, os respectivos setores em que atuam e as formas das gemas. A lapidação do ícone do Selpe Executive, sênior e estável, é um quadrado. O Selpe Expert corresponde ao segmento que procura recrutar conhecimento especializado, daí um pin. Já o Selpe Talent, no que se refere aos jovens talentos, irradia, pois participa de uma fase de expansão das fronteiras pessoais e corporativas. Quando analisado o Selpe Multisservice, que corresponde ao trabalho na base da cadeia produtiva, fica patente a figura do triângulo. E, para fechar, o Selpe Advisory, pautado na consultoria de negócios, ganhou uma rosa dos ventos.

Esse projeto não seria possível sem as valiosas discussões com o André Coelho, a Cynthia Massote, a Mariana Hardy e a Mariana Muchon.

(Projeto de 2016–2017)