Mito

A Greco Design recebeu a incumbência de construir a identidade de um produto que num primeiro momento mais parecia uma commodity.

As fazendas Dona Nenem e São João Grande já são consolidadas no segmento dos cafés especiais. As safras são multipremiadas em todo o Brasil e o café produzido no cerrado mineiro detém reconhecimento mundial. Até então, porém, a demanda se concentrava praticamente no escoamento do café para exportação. Grandes compradores globais – como a italiana illy – reservam parte da produção e, ao invés de se pautarem pela confortável situação, a família proprietária das fazendas decidiu desenvolver um produto próprio, cuidando de toda a cadeia produtiva para beneficiar um café especial até o ponto-de-venda para o consumidor final.

Fizemos uma agradável visita técnica nas fazendas, entendendo os processos, aprendendo sobre as peculiaridades de um fruto que acompanha a história da humanidade ao longo dos séculos. Os processos de beneficiamento do café envolvem, simultaneamente, alta tecnologia e a rigorosa percepção humana. Há intensa sinergia entre o desenvolvimento natural e a manipulação e seleção personalizada.

Um cliente competente, apaixonado pelo café, nos auxiliou e ensinou muito no desenvolvimento do projeto. Aprendemos que vivemos a terceira onda do café, que procura aliar alta qualidade, identidade, exclusividade. O nosso papel era encontrar uma expressão singular para o produto daquele local, desde o nome até uma identidade própria que traduzisse o terroir, a história, o conhecimento e a experiência proporcionada pelo consumo.

O processo de entendimento da demanda nos levou à criação do nome MITO, que evoca todo o alinhamento estratégico e uma carga subjetiva forte, potencial tanto mnemônico quanto para o design gráfico, denotação e conotação muito evidente. O próprio nome nos induziu para a identidade. Naquilo que na letra “O” denominamos olho, descobrimos síntese e metonímia. O processo de seleção e controle é tão rigoroso que não seria exagero afirmar que é realizado grão a grão.

Utilizamos a família National, da Klim Type Foundry. Tipografia que combina conhecimento histórico com toque humanista e acabamento contemporâneo. É um tipo sem serifa aparentemente simples, com peculiaridades que promovem uma distinção – sem distração – na personalidade da marca. O projeto contou com a Lud Hinkelmann, o Joca, o Gustavo Greco, o Alexandre Fonseca e o Tidé.