Sense Bike

Integrante da Lagoa Participações, a Sense Bike é fabricante de bicicletas de alto desempenho, disposta a concorrer em qualidade e beleza com os grandes competidores globais. Carente de um showroom agregado ao ambiente corporativo, a Sense partiu para uma sede própria mais próxima ao mercado pulsante e comercial de BH.

Dentro de um projeto que envolveu a Hardy Design, BCMF Arquitetos e Atiaîa Lighting Design, desenvolvemos a estrutura conceitual e pragmática do espaço de trabalho, convivência, exposição e experimentação dos produtos. Pensar os múltiplos fluxos exigiu abordagem mais integradora, com pouquíssima compartimentação entre os setores. O que só se materializou a partir de um acurado estudo sobre conforto acústico e térmico, iluminação e distribuição espacial dos mais diversos elementos que compõem um ambiente de tal natureza.

A interpretação dessa ideia ganhou abrigo na figura dos raios, componente marcante que estruturam e dão leveza às rodas de uma bicicleta. A intenção é não só que as linhas atravessem, assim como conectem de maneira pouco habitual os departamentos, tendo seu eixo irradiado do showroom em que as bikes ficam expostas.

A tipografia e o desenho pictográfico dialogam com o caráter industrial da Sense. Pintura em estêncil sobre o piso complementa o sistema de identificação e circulação do espaço corporativo, procurando potencializar as noções de leveza, liberdade, aventura e diversão que estão intrinsecamente interligados ao trabalho sobre rodas.

Pela Hardy, tive a oportunidade de adquirir muitos conhecimentos com as equipes da BCMF e Atiaîa, a quem agradeço o empenho no projeto. Registro a importante participação da Mariana Hardy e André Coelho, Mariana Muchon, Átila Rocha, Cynthia Massote e Mirelle Bairral. Penso que, durante alguns meses, estivemos com uma roda na cabeça e muitas ideias nas mãos.

(Projeto de 2016–2018)